AULA PUBLICA: A ESCOLA DO SÉCULO XXI.
Nilza Bispo Brito[1]
Escola Sesi- José
Carvalho/ Unidade Feira de Santana/ Ensino Médio- Regular, nilza.brito@fieb.org.br
RESUMO:
As
transformações ocorridas no mundo escolar têm se tornado cada vez mais
necessária e ao mesmo tempo visível. É fundamental, para o próprio processo de
construção do conhecimento, e também para a formação do individuo, que a
família esteja presente e atuante no contexto escolar. Desta forma, são traçadas
estratégias e atividades que promovam e fortaleçam está participação. Nessas
estratégias, percebe-se que é fundamental a atuação dos próprios estudantes na
construção de atividades que tragam os pais para a escola. É nesse contexto que
surge a proposta da Aula Publica. A ideia desta ação é que os estudantes da
Escola Sesi – Jose Carvalho/ Feira de Santana – BA, elaborem uma aula, com
temática especifica e apresentem para seus pais em momentos específicos. A Aula
Publica é uma ação em que os estudantes da Escola Sesi – Jose Carvalho/ feira
de Santana – BA, elaboram uma aula, com temática especifica, apresentam em
seguida discutem com os pais.
Palavras-
chave: Pais – Filhos – Escola – Educação – Família
INTRODUÇÃO
Como pode a escolar inovar? Como adentrar o
século XXI com um modelo educacinoal, que apesar de tanto tempo já proposto,
ainda não aconteece? Como retirar nossos estudantes do banco e coloca-lo na
posicção de autor de seu propria jornada de aprendizagem? Como fazer dos
professores conscientes de sua condição de orientador do conhecimento, e não
detentor definitivo dele? E nesse contexto tão complexo, como trazer a familia
para construir junto essa nova forma de conhecer?
Frente
a todas estas questões o educador é levado a rever conceitos, teorias, e
principalmente sua prática enquanto profissional da educação. O papel do
educador, neste contexto de tantas inovações é do de torna-se um orientador,
capaz de instigar seus estudantes a serem autônomos, participantes ativos do
seu próprio processo de conhecer e aprender, e mais ainda, deve promover a
inclusão da familia na construção deste projeto.
Partindo de toda essa problemática,
intrigante e estimulante ao mesmo tempo, que a Escola Sesi José Carvalho
iniciou seu trabalho com as Aulas Públicas. Trata-se de um projeto de ação no
qual, estudantes, pais e escola dialogam e debatem juntos, sobre os rumos para
a educação que se espera neste novo século, e ao mesmo tempo estes atores são
chamado a reflexão a respeito de como cada um pode contribuir para a
consolidação deste projeto.
As Aulas públicas são fruto das inquietações
que surgiram dentro da sala de aula, quando tratamos da nova geração de
estudantes e da forma com que estes veêm a escola. Nos debates e reflexões
professores e estudantes dialogam sobre que tipo de educação e formação
profissional a escola deve oferecer para o novo público que aparece no seculo
XXI. A conhecida educação bancaria, que coloca estudantes nos “bancos” da
escola, “assistindo” aulas de professores, que em muitos casos se colocam como
unicos e donos do conhecimento, já perdeu a cena há muito tempo, apesar de que,
em muitos casos, este modelo ainda insista. Contrariando está insistência, os
estudantes da escola Sesi José Carvalho, sobre a orientação de alguns
professores, levantaram o debate, e foram além: perceberam a necessidade de
trazer a familia para este momento de reconstruir e redefinir as práticas
educacionais propostas pela instituição e também analisar como a nossa
instituição estava se portando frente a estas novidades, e necessidade de
modernização no processo de aprender.
Desta forma, organizamos as Aulas Públicas
com o objetivo de promover este diálogo, entre estudantes, pais e professores,
para que juntos pudessem não só repensar os modelos educacionais, mas contruir
uma proposta inovadora voltada para necessidades reais de aprendizado de para a
formação profissional. Além disso a proposta é que juntos, possam discutir as
novas metodologias para a escola do século XXI, ampliando a interação entre
estudantes e familiares e desta forma atrair a família para contribuir na
construção de uma escola moderna e atenta para a formação cidadão e acadêmica e
profissional de seus filhos
Este momento de diálogo e construção é de
fundamental importância para rever antigas práticas educacionais, e vale
ressaltar, que alguns aspectos do modelo tradicional não podem ser descartados,
mas renovados para contribuirem para as novas gerações, e por está e outras
razões, que as Aulas Publicas são essenciais para a educação de nossos
edutantes. É neste espaço que filhos podem relatar aos seus pais, de forma
clara e objetiva o que e como entendem a Educação e suas varias faces.
Para tratar com mais detalhes a
respeito do projeto Aulas Publicas e seus impactos no contexto escolar,
dividmos estes texto em algumas seções: a primeira apresenta-se o relato de
construção e concretização da Aula Pública numa segunda seção discutem-se as metodologias
que influenciaram e fundamentaram este projeto, seguido dos registros[2] e analise dos resultados e
por fim o texto apresenta suas considerações finais.
AULA PÚBLICA: COMO
TUDO ACONTECE
A Escola SESI José Carvalho, unidade Feira de
Santana, apresenta em seu projeto educacional, algumas ações como formas de
avaliação. Dentre desta ações estão a Semana Interdisciplinar, que acontece em
todos os ciclos e envolve debates e atividades práticas realizadas pelos
estudantes durante alguns dias. Os trabalhos são confeccionais e apresentados
na escola. Na primeira realização da Semana Intersciplinar foram discutidos
tematicas relacionadas com as novas formas de ensinar e aprender, como
construir uma escola cidadã e cooperativa em que todos os sujeitos (estudantes,
professores, pais) assumam responsabilidades dentro do processo de educar.
Durante a realização da Semana
Interdisciplinar, os estudantes foram, através de vídeos, textos e atividades
estimulados e repensarem sua escola, mas principalmente seu papel dentro dela.
Com o estimulo durante as discussões, foram muitas inquietações e nesse
contexto foi marcante a reflexão sobre: que escola se espera para o século XXI
e para sua nova geração?
Mesmo com a conlusão da Semana
Interdisciplinar o debate sobre o tema se manteve ativo dentro da sala de aula,
o que fez emergir a proposta da realização de um momento para tratar destas
reflexões e, esse também deveria contar com a presença e participação dos pais.
Vale ressaltar que a ideia de uma Aula Pública, tem como uma de suas bases o
uso da Metodologia de Sala de Aula Inverdita, através da qual, os estudantes
recebem a proposta de tema da aula, estudam em casa e apresentam o que
aprenderam e pesquisaram na sala de aula, na presença do professor e demais
colegas.[3]
Este mesmo método foi aplicado para a
realização da Aula Publica, dividindo-se em algumas etapas: No primeiro momento
os estudantes se reúnem com professores, definem um tema relacionado com a
Educação suas novas práticas, tecnologias e modelos. Seguindo, após definição
do tema, estes mesmos estudantes organizam uma aula e montam uma aula, com o auxílio
de vídeos, textos e apresentações (Power point, Emazze, Preze) que será
apresentada para os pais, e finalizado com um debate entre todos.
A primeira edição da Aula Pública na escola SESI
José Carvalho, teve como tema geral a Educação
do Seculo XXI: A escola que queremos, e, complementando a discussão foram
acresentadas as metodogias utilizadas pela escola, sob a otica dos estudantes.
Os estudantes trouxeram muitos questionamentos a respeito do modelo de educação
adotado nos séculos passados e refletiram como estes modelos não mais se
aplicavam mais a realidade atual, uma vez que os comportamentos e perspectivas
dos jovens em idade escolar, no atual século, são diferentes dos de seus pais,
por exemplo.
Em meio à reflexão dos filhos, a respeito das
mudanças comportamentais que vivenciam na atualidade, os pais apontaram
questões muito relevantes no que diz respeito ao processo de educar, apontando,
por exemplo, como a construção dos valores na educação tradicional eram muito
mais severos, tanto na escola como nas famílias, e consideram que estes valores
são muito importantes, e devem permanecer na atualidade.
Durante toda a apresentação dos estudantes os
pais estiveram atentos às propostas de inovação que eles colocavam com destaque
para os indicativos de que o estudante do século XXI necessita expressar seu
saber e conhecimento, debater e dialogar com professor. Estes estudantes, do
jovem século que vivemos, não aceitam e não aprendem apenas o professor como
reprodutor de informações. A escola do século XXI precisa abrir espaço para a
construção autônoma e ao mesmo tempo dialogada do conhecimento.
Durante a Aula Pública pais e estudantes
conseguiram perceber, também, que esta nova escola, ao qual todos desejam, só
pode vir a existir através de ações coletivas, ou seja, estudantes, pais,
professores, direção e gestão escolar precisam dialogar e caminhar juntas. A
escola do século XXI precisa ser feita com muitas mãos, recorrendo ao que deu
certo, em datas passadas e melhorando as práticas atuais, com apoio tecnologia
e principalmente de um princípio de unidade e entendimento de que a melhoria da
educação depende da junção de todos os indivíduos integrantes do contexto
escolar.
COMO FAZEMOS A AULA
PUBLICA: NOSSA METODOLOGIA
A construção da Aula Pública se abseou
nas mesmas metolodoliga que são usadas nas salas de aula da Escola SESI José
Carvalho, e essa tuilização foi porpositla por dois motivos: primeiro para que
os pais percebem através do trabalho de seus filhos, como os professores
orientam os estudantes e como é articulado o processo de apresendizado proposto
pela instituição, e ao mesmo tempo os estudantes tem a oportunidade de
aprimorar sua prática com as medologias desenvolvidas na escola.
Dessa forma a Aula Publica é um
momento de aprendizagem, troca de experiencia, de participação efetiva dos pais
na construção da educação de seus fuilhos, mas é também uma forma de validação
dos metodolos uilizados pela José Carvalho.
Desde o processo de contrsução até a
presentação da nossa aula pública, os estudantes experiaciam a atulização de
tres, das cinco metologias, propostas na escola, sendo elas: Aprendizagem
Cooperativa, Aprendizagem por Desafios,Sala de aula Invertida. A utilização
dessas metologias, também sevrem para exemplificar o que se espera da escola para
o seculo XXI.
A metologia de Aprendizagem
Cooperativa consiste no trabalho em pequenos grupos de 5 a 6 componentes no
máximo, com funções definidas para cada componente, usando uma estrutura de
atividade para garantir a igualdade de participação, ou seja, que todos os
membros tenham oportunidades iguais e os proveitos da interação simultânea
entrem eles que promove a potencialização do aprendizado, em que o estudante
aprende consigo e com o outro. Como marco teorico deste metodo situamos a
Escola Lancaster que estabeleceu nos Estados Unidos ainda no século XIX, com a
representação de Joseph Lancaster e Andrew Bell que usaram grupos de
aprendizagem cooperativa extensivamente na Europa e trouxe a ideia para os EUA
em 1806, Nova Iorque). O Movimento da Escola Comum nos EUA: forte ênfase na
aprendizagem cooperativa.
Já na década de 90, a aprendizagem
cooperativa ganha popularidade entre educadores do ensino superior. Aconteceu a
primeira conferência anual sobre Liderança em Aprendizagem Cooperativa, em
Minneapolis. David e Roger Johnson e Karl Smith adaptaram a aprendizagem
cooperativa para a sala de aula de faculdades, e escreveram a obra Aprendizagem
Ativa: Cooperação na Sala de Aula da Faculdade. Este metodo é utilizado na
Escola Sesi José Carvalho com o objetivo de promover o aprendizado coletivo, e
foi fundamental para a construção e proposição da Aula Pública.
Para a Aula Publica recorremos
também a Metodologia de Aprendizagem por Desafio. Esta é uma marca evidente no
cotidano da escola e não pdoeria, ser exclida desse projeto. Nesta metodologia,
assim como no cotiano da escola Sesi, os estudantes sáo desafiado a aprender, a
repensar, pesquisar, discutir, analisar e construir seu proprio conhecimentos.
Essa metodologia foi reproduzida pelos estudantes, para seus pais. Na
realização da aula, a ideia era que os pais fossem desafiaos a responder a
pergunta: neste seculo XXI que escola queremos? E ao mesmo tempo, juntos
apresentarem as respostas, ou seja, a solução para os desafios expostos. Dessa
forma, pais e filhos crescem juntos, e controem um projeto de educação que,
contribui, e soma para o trabalho já desenvolvido pela Escola Sesi José
Carvalho.
A primeira experiência de aplicação
teórico conceitual da aprendizagem por meio de problemas, mais conhecida como
Problem Based Learning (PBL), surgiu no Canadá entre as décadas de 1950 e 1960
com o objetivo de solucionar casos relacionados ao ensino da medicina. Mas,
desde então, ela também vem sendo aplicada em diversas outras áreas do
conhecimento. Segundo Vasconcelos & Almeida (2012), a metodologia pela
resolução de problemas alinha-se com à perspectiva socioconstrutivista da
aprendizagem, de Vygotsky. Neste processo de construção e integração de
conhecimento e da estrutura cognitiva, é essencial a partilha da aprendizagem e
trabalho que é desenvolvido nos pequenos grupos.
Nesse perspectva o professor, não é mais o
centro das atenções e passa a ser responsável pela orientação da aprendizagem
grupal de forma que se promova a aceleração cognitiva da zona de desenvolvimento
dos estudantes envolvidos.
Completando a construção da nossa Aula
Publica, utilizou-se a Metodologia de sala de Aula Invertida. A metodologia consiste na inversão das
atividades em sala, onde os estudantes estudam os conteúdos em casa, de modo
prévio, através de pesquisas[4]. Nessa metodologia a sala
de aula se transforma em ambiente de prática, momento em que há uma
sintetização dos conteúdos, através de construção de mapas mentais, quadros
comparativos e sinópticos, mapa de nuvens, brainstorm, QQQ (o que vejo, o que
não vejo e o que deduzo), discussões, exercícios práticos, apresentações
artísticas (peças teatrais, paródias, poesias), dentre outros.
Alguns autores referenciam o
trabalho com esta metodologia, como pontuam Bergmann e Sams, é inverter toda
uma concepção de educação, de ensino e aprendizagem; ou melhor, é colocar de
volta sobre seus pés a educação que acabou ficando de ponta-cabeça com as
voltas e reviravoltas que o mundo dá - e deu muitas nestes últimos 50 anos.
O uso destas tres metologias, para a
construção da Aula Publica, foi se suma importancia, primeiro por se
apresentarem como formas inovadoras e muito relevantes para a escola do seculo
XXI. Também por que os pais dos estudantes da Escola SESI, puderam através da
fala de seus filhos comprenderem como esta escola, já percebe a necessidade de
uma noava forma de educar para o seculo XXI. A promoção da Aula Publica
configura-se uma oportunidade de afirmação da necessidade do trabalho
coperativo, da busca por soluções para desafio e por fim, da construção da
autonomia dessa nova geração a qual se dirige a educação do novo seculo. Mais
ainda, a Aula Publica é a inclusão da familia, nessa experiencia de
reconstrução dos modelos educacionais.
REGISTROS
Nesta seção estão algumas imagens do dia da
Aula Publica e também do momento de contrução em sala de aula. [5]
Foto01:
Slaide de abertura da aula pública.
Foto
02: Momento de diálogo, docente, discentes e pais
Foto
03: Momento de construção em sala de aula
Foto
04: Debate em sala de aula
ANALISE E DISCUSSÃO
DOS RESULTADOS
Entre os diversos
resultados que podemos destacar estão: Diálogo entre pais e filhos a respeito das
mudanças que ocorreram nas formas de educar com o passar dos anos; Ampliação a respeito das
novas metologias que fazem parte da realidade da Escola Sesi José Carvalho; Debate sobre a proposta inovadora para
a escola do século XIX; Aproximação
entre corpo docente, discente, corpo escolar e a famÍlia; romoção da autonomia do corpo
discente, respeitando suas formas de pensar a educação e as novas formas de
aprender.
Além de todos estes resultados, o
trabalho com a aula pública, tornou-se uma ação continuada dentro da escola,
ee no diaa 07 de agosto de 2017,
será realizada uma nova Aula Pública seguindo a mesma estrutura da primeira e
aprimorando ainda mais o debate sobre a Escola que queremos para o secúlo XXI.
Contudo, nesta segunda edição os estudantes organizam a aula e apresentam para
seus pais estudantes do 9º ano o Ensino Fundamental, de outras escola que serão
convidados pelo corpo discente da Escola SESI José Carvalho, para também
dialogarem sobre o tema e ao mesmo tempo conhecer as propostas educacioanais
que a escola José Carvalho tem aprensentado frente ao desafio de educar a
geração do novo seculo. Por fim a ação tornou-se também, uma ação que proove a escola
e captação de prováveis estudantes para o próximo ano letivo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Indubitavélmente a promoção das Aulas
Públicas da escola SESI José Carvalho, se configura um espaço não so de
dialogo, mas de pratica educacional, em que pais e estudantes têm a
oportunidade rfeletirs, repensar, discutir e analisar como estão sendo aplicada
a educação no recente seculo XXI.As aulas Públicas promovem bem mais que a
interação entre familia e escola, mas representa um momento em que os pais
podem experenciar as vivencias e experiencias que seus filhos vivem dentro da
escola.
Nesta aula, os pais podem ver de forma
pratica como seus filhos estão aprendendo, no momento em que eles se orgainzam
e expõem sua produção academica, na apresentação da Aula. Nesse conetxto é
visivél a construção de uma identidade de estudante e de autonomia. A temátca
proposta, serve muito para amparar a pratica desenvolvida pelos estudantes, ou
seja, qualquer tema que venha ser obordado nas Aulas Públicas, devem ser
aticulados conforme o que propoõe as metodologias ativas.
A
aula Publica, permite portanto que as metodologias utilizadas em sala de aula,
ganhem força e espço fora dela, oferecendo aos estudantes a oportunidade de se
colocarem de forma autonoma. Vale acrescentar também que quando falamos da Aula
Publica como espaço de diálogo e contrução de conhecimento, podemos transferir
este espaço, também para casa, ou seja para o seio familiar, onde os debates e
dialogos, não só sobre aeducação que queremos, mas a formação cidadão, a
construção de valores devem ser pauta.
Este
momento também representa a promoção da Escola SESI José Carvalho, que desponta
com inovações educacionais para o seculo XXI, demonstrando sua preocupação e
consciencia da necessidade da presença dos pais dentro contexto escolar, bem
como do uso das metologias inovadoras que contribuem para a formação dos
individuos, não só num quesito conteudista, mas muita além disso, preprand-os
para se tornarem cidadãos e pessoas melhores para construirem o novo seculo.
Dessa forma, promover o trabalho com as Aulas
Públicas é um marco para a efetivação da entrada definitiva dos pais dentro da
escola, para que estes aprendam coletivamente com seus filhos, com o corpo
docente e a gestão escolar, além, e principalmente, contribuirem para
construção de uma escola moderna e atenta para os desafios do seculo XXI.
REFERENCIAS
BERGMANN,
J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio
de Janeiro: LTC, 2016.
Sala
de aula invertida: por que não reagem os pedagogos brasileiros ao
neocolonialismo pedagógico? José Pacheco. Revista Educação. Disponível em: http://revistaeducacao.com.br/textos/205/sala-deaula-invertidapor-que-nao-reagem-os-pedagogosbrasileiros-311344-1.asp
FIRMIANO,
Edinaldo P. Aprendizagem Cooperativa em Sala de Aula. Disponível em: https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1I8b0SK4wNQ_MDA_b3dfd_/APOSTILA%20DE%20Aprendizagem%20Cooperativa%20-%20Autor-%20Ednaldo.pdf,
acessado em 21/06/17.
JOHNSON, David. W.; JOHNSON, Roger. T.;
SMIT, KarL A. A Aprendizagem Cooperativa Retorna as Faculdades. Disponível em
.Acesso em: 9. 10 mar. 2010.
LOPES,
J.; SILVA, H,S. Aprendizagem Cooperativa na sala de aula: um guia prático para
o professor. 1. ed. Lisboa: Lidel, 2009
CONTINS.
Diogo Miguel Carvalho. Metodologia Ativa: Desafio da Aprendizagem Baseada na
Resolução de Problemas (ABRP). Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Metodologias_Ativas_alem_da_sala_de_aula_Enilton_Rocha.pdf.
Acesso: 21/06/2017.
ROCHA.
Enilton Ferreira, Metodologias Ativas: um desafio além das quatro paredes da
sala de aula. Disponível em/;
http://biblioteca.esec.pt/cdi/ebooks/MESTRADOS_ESEC/DIOGO_CONTINS.pdf. Acesso:
21/06/2017.
VASCONCELOS,
C., & ALMEIDA, A. (2012). Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no
Ensino das Ciências. Porto: Porto Editora.
SITES:
[1] Professora de História do Ensino
Médio da Escola SESI – José Carvalho/Unidade Feira de Santana e Licenciada em
História pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Especialista em
Interdisciplinaridade e Ciências Sociais pela Universidade do Estado da Bahia e
Mestre em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de
Santana.
[2]
No momento de realização da
primeira seção da aula pública foram gravados muitos videos, que não podem ser
expostos no arquivo digital, mas em momentos de apresentação específico deste
trabalho.
[3] Sobre esta Metodologia trataremos
melhor na proxima seção deste texto. Também são utilizadas outras metodoligias
para a construção da Aula Publica, as quais também serão discutidas na próxima
seção.
[4]
Para os estudantes da Escola
Sesi José Carvalho, os estudantes podem recorrer a determinadas fontes de
pesquisa como Plataforma Geekie, vídeo-aulas/lives construídas pelos docentes,
grupos de discussão online (redes sociais), indicação de sites e demais fontes
de pesquisas.
[5] Seguem, anexo, juntamento com este
arquivo, mas dois, um contendo um video do dia de relaização da ula e tambme a
apresentação em power point, confeccionado pelos estudantes
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