AULA PUBLICA: A ESCOLA DO SÉCULO XXI.


Nilza Bispo Brito[1]

Escola Sesi- José Carvalho/ Unidade Feira de Santana/ Ensino Médio- Regular, nilza.brito@fieb.org.br



RESUMO:
As transformações ocorridas no mundo escolar têm se tornado cada vez mais necessária e ao mesmo tempo visível. É fundamental, para o próprio processo de construção do conhecimento, e também para a formação do individuo, que a família esteja presente e atuante no contexto escolar. Desta forma, são traçadas estratégias e atividades que promovam e fortaleçam está participação. Nessas estratégias, percebe-se que é fundamental a atuação dos próprios estudantes na construção de atividades que tragam os pais para a escola. É nesse contexto que surge a proposta da Aula Publica. A ideia desta ação é que os estudantes da Escola Sesi – Jose Carvalho/ Feira de Santana – BA, elaborem uma aula, com temática especifica e apresentem para seus pais em momentos específicos. A Aula Publica é uma ação em que os estudantes da Escola Sesi – Jose Carvalho/ feira de Santana – BA, elaboram uma aula, com temática especifica, apresentam em seguida discutem com os pais.

Palavras- chave: Pais – Filhos – Escola – Educação – Família


INTRODUÇÃO

Como pode a escolar inovar? Como adentrar o século XXI com um modelo educacinoal, que apesar de tanto tempo já proposto, ainda não aconteece? Como retirar nossos estudantes do banco e coloca-lo na posicção de autor de seu propria jornada de aprendizagem? Como fazer dos professores conscientes de sua condição de orientador do conhecimento, e não detentor definitivo dele? E nesse contexto tão complexo, como trazer a familia para construir junto essa nova forma de conhecer?
 Frente a todas estas questões o educador é levado a rever conceitos, teorias, e principalmente sua prática enquanto profissional da educação. O papel do educador, neste contexto de tantas inovações é do de torna-se um orientador, capaz de instigar seus estudantes a serem autônomos, participantes ativos do seu próprio processo de conhecer e aprender, e mais ainda, deve promover a inclusão da familia na construção deste projeto.
Partindo de toda essa problemática, intrigante e estimulante ao mesmo tempo, que a Escola Sesi José Carvalho iniciou seu trabalho com as Aulas Públicas. Trata-se de um projeto de ação no qual, estudantes, pais e escola dialogam e debatem juntos, sobre os rumos para a educação que se espera neste novo século, e ao mesmo tempo estes atores são chamado a reflexão a respeito de como cada um pode contribuir para a consolidação deste projeto.
As Aulas públicas são fruto das inquietações que surgiram dentro da sala de aula, quando tratamos da nova geração de estudantes e da forma com que estes veêm a escola. Nos debates e reflexões professores e estudantes dialogam sobre que tipo de educação e formação profissional a escola deve oferecer para o novo público que aparece no seculo XXI. A conhecida educação bancaria, que coloca estudantes nos “bancos” da escola, “assistindo” aulas de professores, que em muitos casos se colocam como unicos e donos do conhecimento, já perdeu a cena há muito tempo, apesar de que, em muitos casos, este modelo ainda insista. Contrariando está insistência, os estudantes da escola Sesi José Carvalho, sobre a orientação de alguns professores, levantaram o debate, e foram além: perceberam a necessidade de trazer a familia para este momento de reconstruir e redefinir as práticas educacionais propostas pela instituição e também analisar como a nossa instituição estava se portando frente a estas novidades, e necessidade de modernização no processo de aprender.
Desta forma, organizamos as Aulas Públicas com o objetivo de promover este diálogo, entre estudantes, pais e professores, para que juntos pudessem não só repensar os modelos educacionais, mas contruir uma proposta inovadora voltada para necessidades reais de aprendizado de para a formação profissional. Além disso a proposta é que juntos, possam discutir as novas metodologias para a escola do século XXI, ampliando a interação entre estudantes e familiares e desta forma atrair a família para contribuir na construção de uma escola moderna e atenta para a formação cidadão e acadêmica e profissional de seus filhos
Este momento de diálogo e construção é de fundamental importância para rever antigas práticas educacionais, e vale ressaltar, que alguns aspectos do modelo tradicional não podem ser descartados, mas renovados para contribuirem para as novas gerações, e por está e outras razões, que as Aulas Publicas são essenciais para a educação de nossos edutantes. É neste espaço que filhos podem relatar aos seus pais, de forma clara e objetiva o que e como entendem a Educação e suas varias faces.
            Para tratar com mais detalhes a respeito do projeto Aulas Publicas e seus impactos no contexto escolar, dividmos estes texto em algumas seções: a primeira apresenta-se o relato de construção e concretização da Aula Pública numa segunda seção discutem-se as metodologias que influenciaram e fundamentaram este projeto, seguido dos registros[2] e analise dos resultados e por fim o texto apresenta suas considerações finais.


AULA PÚBLICA: COMO TUDO ACONTECE

A Escola SESI José Carvalho, unidade Feira de Santana, apresenta em seu projeto educacional, algumas ações como formas de avaliação. Dentre desta ações estão a Semana Interdisciplinar, que acontece em todos os ciclos e envolve debates e atividades práticas realizadas pelos estudantes durante alguns dias. Os trabalhos são confeccionais e apresentados na escola. Na primeira realização da Semana Intersciplinar foram discutidos tematicas relacionadas com as novas formas de ensinar e aprender, como construir uma escola cidadã e cooperativa em que todos os sujeitos (estudantes, professores, pais) assumam responsabilidades dentro do processo de educar.
 Durante a realização da Semana Interdisciplinar, os estudantes foram, através de vídeos, textos e atividades estimulados e repensarem sua escola, mas principalmente seu papel dentro dela. Com o estimulo durante as discussões, foram muitas inquietações e nesse contexto foi marcante a reflexão sobre: que escola se espera para o século XXI e para sua nova geração?
Mesmo com a conlusão da Semana Interdisciplinar o debate sobre o tema se manteve ativo dentro da sala de aula, o que fez emergir a proposta da realização de um momento para tratar destas reflexões e, esse também deveria contar com a presença e participação dos pais. Vale ressaltar que a ideia de uma Aula Pública, tem como uma de suas bases o uso da Metodologia de Sala de Aula Inverdita, através da qual, os estudantes recebem a proposta de tema da aula, estudam em casa e apresentam o que aprenderam e pesquisaram na sala de aula, na presença do professor e demais colegas.[3]
Este mesmo método foi aplicado para a realização da Aula Publica, dividindo-se em algumas etapas: No primeiro momento os estudantes se reúnem com professores, definem um tema relacionado com a Educação suas novas práticas, tecnologias e modelos. Seguindo, após definição do tema, estes mesmos estudantes organizam uma aula e montam uma aula, com o auxílio de vídeos, textos e apresentações (Power point, Emazze, Preze) que será apresentada para os pais, e finalizado com um debate entre todos.
A primeira edição da Aula Pública na escola SESI José Carvalho, teve como tema geral a Educação do Seculo XXI: A escola que queremos, e, complementando a discussão foram acresentadas as metodogias utilizadas pela escola, sob a otica dos estudantes. Os estudantes trouxeram muitos questionamentos a respeito do modelo de educação adotado nos séculos passados e refletiram como estes modelos não mais se aplicavam mais a realidade atual, uma vez que os comportamentos e perspectivas dos jovens em idade escolar, no atual século, são diferentes dos de seus pais, por exemplo.
Em meio à reflexão dos filhos, a respeito das mudanças comportamentais que vivenciam na atualidade, os pais apontaram questões muito relevantes no que diz respeito ao processo de educar, apontando, por exemplo, como a construção dos valores na educação tradicional eram muito mais severos, tanto na escola como nas famílias, e consideram que estes valores são muito importantes, e devem permanecer na atualidade.
Durante toda a apresentação dos estudantes os pais estiveram atentos às propostas de inovação que eles colocavam com destaque para os indicativos de que o estudante do século XXI necessita expressar seu saber e conhecimento, debater e dialogar com professor. Estes estudantes, do jovem século que vivemos, não aceitam e não aprendem apenas o professor como reprodutor de informações. A escola do século XXI precisa abrir espaço para a construção autônoma e ao mesmo tempo dialogada do conhecimento.
Durante a Aula Pública pais e estudantes conseguiram perceber, também, que esta nova escola, ao qual todos desejam, só pode vir a existir através de ações coletivas, ou seja, estudantes, pais, professores, direção e gestão escolar precisam dialogar e caminhar juntas. A escola do século XXI precisa ser feita com muitas mãos, recorrendo ao que deu certo, em datas passadas e melhorando as práticas atuais, com apoio tecnologia e principalmente de um princípio de unidade e entendimento de que a melhoria da educação depende da junção de todos os indivíduos integrantes do contexto escolar.

COMO FAZEMOS A AULA PUBLICA: NOSSA METODOLOGIA

            A construção da Aula Pública se abseou nas mesmas metolodoliga que são usadas nas salas de aula da Escola SESI José Carvalho, e essa tuilização foi porpositla por dois motivos: primeiro para que os pais percebem através do trabalho de seus filhos, como os professores orientam os estudantes e como é articulado o processo de apresendizado proposto pela instituição, e ao mesmo tempo os estudantes tem a oportunidade de aprimorar sua prática com as medologias desenvolvidas na escola.
            Dessa forma a Aula Publica é um momento de aprendizagem, troca de experiencia, de participação efetiva dos pais na construção da educação de seus fuilhos, mas é também uma forma de validação dos metodolos uilizados pela José Carvalho.
            Desde o processo de contrsução até a presentação da nossa aula pública, os estudantes experiaciam a atulização de tres, das cinco metologias, propostas na escola, sendo elas: Aprendizagem Cooperativa, Aprendizagem por Desafios,Sala de aula Invertida. A utilização dessas metologias, também sevrem para exemplificar o que se espera da escola para o seculo XXI.
            A metologia de Aprendizagem Cooperativa consiste no trabalho em pequenos grupos de 5 a 6 componentes no máximo, com funções definidas para cada componente, usando uma estrutura de atividade para garantir a igualdade de participação, ou seja, que todos os membros tenham oportunidades iguais e os proveitos da interação simultânea entrem eles que promove a potencialização do aprendizado, em que o estudante aprende consigo e com o outro. Como marco teorico deste metodo situamos a Escola Lancaster que estabeleceu nos Estados Unidos ainda no século XIX, com a representação de Joseph Lancaster e Andrew Bell que usaram grupos de aprendizagem cooperativa extensivamente na Europa e trouxe a ideia para os EUA em 1806, Nova Iorque). O Movimento da Escola Comum nos EUA: forte ênfase na aprendizagem cooperativa.
Já na década de 90, a aprendizagem cooperativa ganha popularidade entre educadores do ensino superior. Aconteceu a primeira conferência anual sobre Liderança em Aprendizagem Cooperativa, em Minneapolis. David e Roger Johnson e Karl Smith adaptaram a aprendizagem cooperativa para a sala de aula de faculdades, e escreveram a obra Aprendizagem Ativa: Cooperação na Sala de Aula da Faculdade. Este metodo é utilizado na Escola Sesi José Carvalho com o objetivo de promover o aprendizado coletivo, e foi fundamental para a construção e proposição da Aula Pública.
            Para a Aula Publica recorremos também a Metodologia de Aprendizagem por Desafio. Esta é uma marca evidente no cotidano da escola e não pdoeria, ser exclida desse projeto. Nesta metodologia, assim como no cotiano da escola Sesi, os estudantes sáo desafiado a aprender, a repensar, pesquisar, discutir, analisar e construir seu proprio conhecimentos. Essa metodologia foi reproduzida pelos estudantes, para seus pais. Na realização da aula, a ideia era que os pais fossem desafiaos a responder a pergunta: neste seculo XXI que escola queremos? E ao mesmo tempo, juntos apresentarem as respostas, ou seja, a solução para os desafios expostos. Dessa forma, pais e filhos crescem juntos, e controem um projeto de educação que, contribui, e soma para o trabalho já desenvolvido pela Escola Sesi José Carvalho.
            A primeira experiência de aplicação teórico conceitual da aprendizagem por meio de problemas, mais conhecida como Problem Based Learning (PBL), surgiu no Canadá entre as décadas de 1950 e 1960 com o objetivo de solucionar casos relacionados ao ensino da medicina. Mas, desde então, ela também vem sendo aplicada em diversas outras áreas do conhecimento. Segundo Vasconcelos & Almeida (2012), a metodologia pela resolução de problemas alinha-se com à perspectiva socioconstrutivista da aprendizagem, de Vygotsky. Neste processo de construção e integração de conhecimento e da estrutura cognitiva, é essencial a partilha da aprendizagem e trabalho que é desenvolvido nos pequenos grupos.
Nesse perspectva o professor, não é mais o centro das atenções e passa a ser responsável pela orientação da aprendizagem grupal de forma que se promova a aceleração cognitiva da zona de desenvolvimento dos estudantes envolvidos.
            Completando a construção da nossa Aula Publica, utilizou-se a Metodologia de sala de Aula Invertida. A metodologia consiste na inversão das atividades em sala, onde os estudantes estudam os conteúdos em casa, de modo prévio, através de pesquisas[4]. Nessa metodologia a sala de aula se transforma em ambiente de prática, momento em que há uma sintetização dos conteúdos, através de construção de mapas mentais, quadros comparativos e sinópticos, mapa de nuvens, brainstorm, QQQ (o que vejo, o que não vejo e o que deduzo), discussões, exercícios práticos, apresentações artísticas (peças teatrais, paródias, poesias), dentre outros.
            Alguns autores referenciam o trabalho com esta metodologia, como pontuam Bergmann e Sams, é inverter toda uma concepção de educação, de ensino e aprendizagem; ou melhor, é colocar de volta sobre seus pés a educação que acabou ficando de ponta-cabeça com as voltas e reviravoltas que o mundo dá - e deu muitas nestes últimos 50 anos.
            O uso destas tres metologias, para a construção da Aula Publica, foi se suma importancia, primeiro por se apresentarem como formas inovadoras e muito relevantes para a escola do seculo XXI. Também por que os pais dos estudantes da Escola SESI, puderam através da fala de seus filhos comprenderem como esta escola, já percebe a necessidade de uma noava forma de educar para o seculo XXI. A promoção da Aula Publica configura-se uma oportunidade de afirmação da necessidade do trabalho coperativo, da busca por soluções para desafio e por fim, da construção da autonomia dessa nova geração a qual se dirige a educação do novo seculo. Mais ainda, a Aula Publica é a inclusão da familia, nessa experiencia de reconstrução dos modelos educacionais.

REGISTROS

Nesta seção estão algumas imagens do dia da Aula Publica e também do momento de contrução em sala de aula. [5]

Foto01: Slaide de abertura da aula pública.
Foto 02: Momento de diálogo, docente, discentes e pais



Foto 03: Momento de construção em sala de aula

           
Foto 04: Debate em sala de aula


ANALISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

            Entre os diversos resultados que podemos destacar estão: Diálogo entre pais e filhos a respeito das mudanças que ocorreram nas formas de educar com o passar dos anos; Ampliação a respeito das novas metologias que fazem parte da realidade da Escola Sesi José Carvalho; Debate sobre a proposta inovadora para a escola do século XIX; Aproximação entre corpo docente, discente, corpo escolar e a famÍlia; romoção da autonomia do corpo discente, respeitando suas formas de pensar a educação e as novas formas de aprender.
Além de todos estes resultados, o trabalho com a aula pública, tornou-se uma ação continuada dentro da escola, ee no diaa 07 de agosto de 2017, será realizada uma nova Aula Pública seguindo a mesma estrutura da primeira e aprimorando ainda mais o debate sobre a Escola que queremos para o secúlo XXI. Contudo, nesta segunda edição os estudantes organizam a aula e apresentam para seus pais estudantes do 9º ano o Ensino Fundamental, de outras escola que serão convidados pelo corpo discente da Escola SESI José Carvalho, para também dialogarem sobre o tema e ao mesmo tempo conhecer as propostas educacioanais que a escola José Carvalho tem aprensentado frente ao desafio de educar a geração do novo seculo. Por fim a ação tornou-se também, uma ação que proove a escola e captação de prováveis estudantes para o próximo ano letivo.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
           
Indubitavélmente a promoção das Aulas Públicas da escola SESI José Carvalho, se configura um espaço não so de dialogo, mas de pratica educacional, em que pais e estudantes têm a oportunidade rfeletirs, repensar, discutir e analisar como estão sendo aplicada a educação no recente seculo XXI.As aulas Públicas promovem bem mais que a interação entre familia e escola, mas representa um momento em que os pais podem experenciar as vivencias e experiencias que seus filhos vivem dentro da escola.
Nesta aula, os pais podem ver de forma pratica como seus filhos estão aprendendo, no momento em que eles se orgainzam e expõem sua produção academica, na apresentação da Aula. Nesse conetxto é visivél a construção de uma identidade de estudante e de autonomia. A temátca proposta, serve muito para amparar a pratica desenvolvida pelos estudantes, ou seja, qualquer tema que venha ser obordado nas Aulas Públicas, devem ser aticulados conforme o que propoõe as metodologias ativas.
            A aula Publica, permite portanto que as metodologias utilizadas em sala de aula, ganhem força e espço fora dela, oferecendo aos estudantes a oportunidade de se colocarem de forma autonoma. Vale acrescentar também que quando falamos da Aula Publica como espaço de diálogo e contrução de conhecimento, podemos transferir este espaço, também para casa, ou seja para o seio familiar, onde os debates e dialogos, não só sobre aeducação que queremos, mas a formação cidadão, a construção de valores devem ser pauta.
 Este momento também representa a promoção da Escola SESI José Carvalho, que desponta com inovações educacionais para o seculo XXI, demonstrando sua preocupação e consciencia da necessidade da presença dos pais dentro contexto escolar, bem como do uso das metologias inovadoras que contribuem para a formação dos individuos, não só num quesito conteudista, mas muita além disso, preprand-os para se tornarem cidadãos e pessoas melhores para construirem o novo seculo.
Dessa forma, promover o trabalho com as Aulas Públicas é um marco para a efetivação da entrada definitiva dos pais dentro da escola, para que estes aprendam coletivamente com seus filhos, com o corpo docente e a gestão escolar, além, e principalmente, contribuirem para construção de uma escola moderna e atenta para os desafios do seculo XXI.

REFERENCIAS

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
Sala de aula invertida: por que não reagem os pedagogos brasileiros ao neocolonialismo pedagógico? José Pacheco. Revista Educação. Disponível em: http://revistaeducacao.com.br/textos/205/sala-deaula-invertidapor-que-nao-reagem-os-pedagogosbrasileiros-311344-1.asp
FIRMIANO, Edinaldo P. Aprendizagem Cooperativa em Sala de Aula. Disponível em: https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1I8b0SK4wNQ_MDA_b3dfd_/APOSTILA%20DE%20Aprendizagem%20Cooperativa%20-%20Autor-%20Ednaldo.pdf, acessado em 21/06/17.
JOHNSON, David. W.; JOHNSON, Roger. T.; SMIT, KarL A. A Aprendizagem Cooperativa Retorna as Faculdades. Disponível em .Acesso em: 9. 10 mar. 2010.
LOPES, J.; SILVA, H,S. Aprendizagem Cooperativa na sala de aula: um guia prático para o professor. 1. ed. Lisboa: Lidel, 2009
CONTINS. Diogo Miguel Carvalho. Metodologia Ativa: Desafio da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Metodologias_Ativas_alem_da_sala_de_aula_Enilton_Rocha.pdf. Acesso: 21/06/2017.
ROCHA. Enilton Ferreira, Metodologias Ativas: um desafio além das quatro paredes da sala de aula. Disponível em/; http://biblioteca.esec.pt/cdi/ebooks/MESTRADOS_ESEC/DIOGO_CONTINS.pdf. Acesso: 21/06/2017.
VASCONCELOS, C., & ALMEIDA, A. (2012). Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino das Ciências. Porto: Porto Editora.



SITES:






[1] Professora de História do Ensino Médio da Escola SESI – José Carvalho/Unidade Feira de Santana e Licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Especialista em Interdisciplinaridade e Ciências Sociais pela Universidade do Estado da Bahia e Mestre em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
[2] No momento de realização da primeira seção da aula pública foram gravados muitos videos, que não podem ser expostos no arquivo digital, mas em momentos de apresentação específico deste trabalho.
[3] Sobre esta Metodologia trataremos melhor na proxima seção deste texto. Também são utilizadas outras metodoligias para a construção da Aula Publica, as quais também serão discutidas na próxima seção.
[4] Para os estudantes da Escola Sesi José Carvalho, os estudantes podem recorrer a determinadas fontes de pesquisa como Plataforma Geekie, vídeo-aulas/lives construídas pelos docentes, grupos de discussão online (redes sociais), indicação de sites e demais fontes de pesquisas.
[5] Seguem, anexo, juntamento com este arquivo, mas dois, um contendo um video do dia de relaização da ula e tambme a apresentação em power point, confeccionado pelos estudantes

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